A Geração Z, composta pelos nascidos entre os anos 1990 e os 2010, em breve será a maioria da força de trabalho. 

Cabe às empresas se adaptar para atrair, reter e desenvolver esses talentos. Para isso, é preciso entender o contexto em que estão esses profissionais.

Eles se caracterizam pela familiaridade com a tecnologia, a busca pelo propósito, flexibilidade e oportunidades de crescimento em seus locais de trabalho. 

Ou seja, apenas salário e benefícios não são argumentos suficientes.

Portanto, promover a inserção bem-sucedida da Geração Z nas empresas depende de compreensão e de novas atitudes. 

Veja abaixo quais são elas. 

1. Motivações e valores:

A Geração Z valoriza o propósito e a responsabilidade social corporativa. O meio ambiente hoje é preocupação de muitos.

Compreender suas motivações e valores ajuda a adaptar as estratégias de recrutamento, retenção e engajamento. 

O anúncio de vaga, o processo seletivo, o onboarding e até os desligamentos devem ser feitos com essa visão atualizada.

2. Ofereça desenvolvimento profissional contínuo

Os jovens ficam cada vez menos empregados no mesmo lugar. A média é de três meses. 

Mas isso não significa que eles não se engajam.

As mudanças de emprego podem ser um reflexo de uma geração menos apegada aos seus trabalhos do que as gerações anteriores, mas também pode ser um problema de retenção. 

A Geração Z quer aprendizado contínuo e crescimento profissional. 

Oferecer programas de mentoria, treinamentos e oportunidades de desenvolvimento que ajudem a capacitar e evoluir na carreira pode ser uma solução.

3. Promova a diversidade e inclusão

A diversidade e a inclusão são valores importantes para a Geração Z. 

Crie um ambiente de trabalho inclusivo que valorize as diferenças sociais, de gênero, étnicas e culturais. 

A igualdade de oportunidades é estimulante. 

4. Adote tecnologias inovadoras

Como nativos digitais, os membros da Geração Z estão confortáveis com a tecnologia.

Adote ferramentas e plataformas inovadoras para facilitar a comunicação, colaboração e produtividade no ambiente de trabalho.

Para aqueles que chegam sem saber trabalhar com ferramentas básicas do computador, volte ao item 2. 

5. Flexibilidade

Opções como trabalho remoto, horários flexíveis e políticas de licença permitem um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.

Pense que o mundo hoje é feito de muitas opções e personalização. 

Por que seria diferente no trabalho?

6. Feedback

Implemente uma cultura de feedback aberto e transparente, onde os funcionários se sintam confortáveis para compartilhar suas ideias e receber orientações.

7. Oportunidades de liderança

Embora haja pesquisas de que os jovens não desejam os cargos de liderança, há quem defenda que, na verdade, eles não querem ser líderes como seus pais foram, sem conseguir equilibrar a vida e o trabalho.

Mas é importante permitir que eles assumam papéis de liderança e responsabilidade desde cedo para motivar e sentir que podem contribuir com os objetivos da empresa.

8. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

É preciso incentivar o descanso, o tempo livre e as atividades extracurriculares que ajudam a recarregar as energias.

9. Colaboração multigeracional

A Geração Z valoriza a colaboração e a troca de conhecimentos com colegas de diferentes idades e experiências. 

Eles só precisam estar à vontade para fazer isso em um ambiente de trabalho onde a troca entre diferentes gerações seja parte da rotina. 

10. Autenticidade e transparência

Essas são duas características que estão muito presentes na comunicação. 

Os jovens, como qualquer profissional, estão mais propensos a se engajar onde se sintam respeitados e valorizados. É que antes as pessoas não falavam muito sobre isso.

Ter sucesso na inserção da Geração Z nas empresas requer uma compreensão profunda de suas motivações, valores e necessidades. 

Ao adotar uma abordagem mais empática, que valoriza o desenvolvimento profissional, a inclusão, a flexibilidade e a transparência, as empresas vão atrair e reter os talentos que chegam cheio de novas ideias para garantir o sucesso de todos.

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