As mudanças climáticas se tornaram um tema central da sociedade nos últimos anos. Neste contexto, é natural que o mercado de trabalho seja influenciado por uma nova mentalidade. 

Grandes empresas do mundo perceberam que, cada vez mais, seus funcionários passaram a ter o que se chama de “consciência climática” ou “consciência ecológica”. 

Uma pesquisa da Kite Insights em dez países, com 7 mil funcionários de setores que vão do petróleo e gás até a moda, mostrou que 71% consideram importante para sua motivação e bem-estar no trabalho participar de ações de combate às mudanças climáticas.

Além de seus colaboradores, as empresas também sentem a pressão dos consumidores e stakeholders para que adotem práticas sustentáveis. As organizações que não acompanham essas demandas, tendem a ficar para trás na disputa por talentos.

Mas como se adaptar a esse novo cenário de funcionários com a consciência climática?

Gerenciar profissionais com uma nova mentalidade é desafiador. Mas é uma oportunidade para impulsionar a inovação e o progresso da organização. 

Educação e a sensibilização

Treinamentos e programas de conscientização climática devem alcançar todos os funcionários, não apenas aqueles que já estão engajados. A ideia é nivelar o conhecimento e criar um senso coletivo de responsabilidade.

Metas e indicadores

Estabeleça objetivos que podem ser medidos em relação às ações da empresa com a sustentabilidade e as mudanças climáticas. Isso permite que os funcionários vejam o impacto e acompanhem a evolução.

Inovação sustentável 

É necessário promover um ambiente que busque soluções sustentáveis. Com isso, os funcionários se sentem à vontade para propor ideias e projetos que reduzam o impacto ambiental da empresa.

Reconhecimento

Reconheça os esforços e conquistas dos profissionais comprometidos com a conscientização ecológica. Valem prêmios, promoções ou reconhecimento público.

Integração 

Não limite a sustentabilidade a um departamento específico. O conceito deve estar em todas as áreas, desde operações até estratégia de negócios.

Avaliação e comunicação 

Avalie o impacto das iniciativas de sustentabilidade com frequência e comunique os resultados aos funcionários. Isso vai manter o foco e a transparência.

Novas gerações

A mudança sobre as questões climáticas passa por todas as gerações. Porém, é mais sensível na geração Z, que começa a ocupar parte considerável do mercado de trabalho. 

Gerenciar bem profissionais com essa nova mentalidade é uma forma de aumentar a retenção dos funcionários, com a redução do turnover e o aumento da atratividade para as vagas da organização.

Ao promover a educação, estabelecer metas claras e criar um ambiente que incentive a inovação sustentável, as empresas aproveitam as vantagens para ter mais eficiência, inovação e sustentabilidade. 

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