Empregabilidade para profissionais e empresas

No início do século XX, entre 1904 e 1905, as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro começaram a substituir os lampiões pela luz elétrica. Neste período, os trabalhadores responsáveis por acender a iluminação à óleo ou gás se viram em uma encruzilhada. 

Aqueles que só sabiam trabalhar com os lampiões enfrentaram mais dificuldades para conseguir um novo emprego. Já os profissionais que aprenderam a lidar com a eletricidade ou direcionaram esforços para outras habilidades que possuíam, puderam se deslocar para uma nova atividade e, assim, manter seus ganhos. 

O exemplo ajuda a entender o conceito de empregabilidade, que é a capacidade de um trabalhador se manter valioso no mercado e garantir seus rendimentos no fim do mês. Com as mudanças e a evolução tecnológica, hoje muito mais rápidas do que no início do século passado, o profissional deve estar atento para se manter competitivo. 

Empregabilidade é preocupação das empresas

Se antes a capacidade de se manter no mercado de trabalho era uma preocupação exclusiva dos indivíduos, atualmente as empresas já investem nesse conceito, principalmente entre os jovens profissionais. 

Com a falta de mão de obra qualificada e a necessidade de reter os melhores talentos, manter a empregabilidade dos funcionários é uma forma de suprir as demandas da organização e facilitar a mobilidade interna. Um exemplo são as universidades corporativas que empresas criam para capacitar funcionários. 

Aprender sempre

Adquirir novas competências e habilidades é essencial para manter a empregabilidade. Treinamentos, cursos, workshops, ou até um livro trazem novas informações que ajudam a se preparar para novos desafios. Ter disposição para aprender em qualquer idade e cargo que você ocupe vai fazer com que você siga importante para o mercado. 

Adquirir novas habilidades

A cada nova tecnologia ou ferramenta, uma nova habilidade pode ser desenvolvida. Com o trabalho remoto, a comunicação em diferentes canais se tornou indispensável. Hoje, o profissional precisa se comunicar com clareza em chamadas de vídeo, mensagens por e-mail ou aplicativos. Se o trabalhador que acendia o lampião no começo do século XIX pudesse fazer um curso técnico de eletricidade, ele manteria seu salário e talvez até aumentaria sua renda. 

Cultivar relacionamentos

Participar de eventos, grupos e associações profissionais e estar ativo em discussões profissionais nas redes sociais são formas de manter contato com antigos e potenciais colegas de trabalho. O importante é se mostrar presente porque, como diz o ditado, só é lembrado quem é visto. 

Ser flexível

Quando as mudanças se anunciam, é comum que muitas pessoas tenham uma posição reativa. Algumas negam que a mudança possa interferir em sua vida profissional, outras lutam para atrasar ou evitar que a transformação se consuma. O mais provável é que essas duas atitudes atrapalhem sua empregabilidade. O melhor é aceitar e se adaptar às novas situações e demandas do mercado de trabalho. 

Manter-se atualizado

Se no início do século XIX, a informação chegasse com a velocidade da Internet, é provável que o trabalhador que saía todas as tardes para acender os lampiões, pudesse se preparar para fazer uma transição de carreira segura. Ler notícias, pesquisar sobre empresas e setores, estar atento a novas tecnologias e práticas são hábitos que ajudam a antecipar as mudanças e preservar a capacidade de se manter em um emprego ou conseguir uma nova oportunidade.

Desenvolver autonomia

Ter uma postura ativa significa assumir riscos, buscar soluções criativas e ter autonomia para trabalhar de forma independente. Quando uma situação se mostrar difícil para continuar onde você está, essas atitudes serão essenciais para abrir portas no mercado. 

Em qualquer profissão, a empregabilidade garante a estabilidade financeira, colabora para o crescimento na carreira e, consequentemente, melhora a qualidade de vida dos profissionais. 

Para receber mais dicas siga nossas páginas no Instagram e no LinkedIn. Confira outros artigos no blog da Pyou