Em qual cargo devo começar minha carreira?

Se você quer uma oportunidade em marketing, vendas ou administração, confira os melhores caminhos para você começar.

Vontade de trabalhar não falta. É aquele desejo maior ainda de começar a carreira na área em que você se preparou. No entanto, na hora de procurar uma vaga para se candidatar bate aquela dúvida: por onde devo começar?

As diferentes nomenclaturas para cada empresa, além da quantidade de cargos que vão surgindo com o passar do tempo, dificultam a busca para quem deseja conseguir o primeiro emprego na área ou uma recolocação em uma nova carreira. Por isso, neste artigo queremos facilitar a busca para você. 

Confira as dicas abaixo:

Marketing

Antes de qualquer coisa, quem busca uma colocação nesta área precisa entender que ela se divide em muitas frentes. Marketing estratégico, de varejo, de relacionamento, político, esportivo, entre outras. São muitas as possibilidades para quem está na área. Uma das que mais cresce e oferece oportunidades é a do marketing digital, que também se divide em outras especializações: conteúdo, SEO (search engine optimization), PPC (pay per click), mídias sociais, copywriter, designer gráfico e por aí vai. Se você está começando, é bom ter alguma noção sobre a atribuição de cada uma dessas áreas, mas também ter disposição para experimentar e descobrir aquilo que gosta mais. Quando se trata de cargos, algumas empresas usam os mais tradicionais como analistas de marketing júnior e assistente de marketing. Mas também há outros nomes que se tornaram comuns para recrutar iniciantes. É bom ter atenção quando aparecer uma vaga com essas definições: analista de web analytics, analista de comunicação, especialista em marketing digital, especialista em SEO, especialista em marketing de conteúdo e analista de mídias sociais. 

VEJA TAMBÉM COMO DEIXAR SEU LINKEDIN MAIS ATRATIVO

Vendas

A área de vendas é uma das que possui o maior leque de atuação. Afinal, em qualquer setor da economia esses profissionais são essenciais para gerar aquilo que as empresas mais querem: receita. É bom ter em mente que o profissional dessa área também precisa de conhecimentos técnicos para entender, por exemplo, o funil de vendas e a jornada do cliente. Além disso, quem deseja começar a carreira no setor comercial precisa saber que as habilidades comportamentais (soft skills) tendem a ser ainda mais valorizadas. Capacidade de adaptação, empatia, resiliência, boa comunicação, relacionamento e ter iniciativa são algumas das características importantes. Para quem deseja começar, os cargos mais comuns para iniciantes são: SDR, assistente de vendas, backoffice de vendas ou suporte de vendas. Executivo de vendas e consultor de vendas também podem ser usados para quem é iniciante, mas é bom ficar atento na descrição da vaga. 

Administração

Assim como as outras duas anteriores, esta também é uma área que abrange uma infinidade de possibilidades. Então, quem deseja começar a carreira pode seguir por caminhos variados, inclusive dentro das duas especialidades que comentamos antes. Em linhas gerais, quem se forma em administração pode optar por comércio exterior, compras, controladoria, finanças, logística, marketing, planejamento estratégico, produção e recursos humanos (gestão de pessoas). Para entrar nesse mercado, o profissional deve ficar de olho nas seguintes posições (muitas delas estão entre as mais procuradas do país): assistente administrativo, auxiliar administrativo, auxiliar logístico, assistente comercial, analista contábil e assistente de compras. 

Outras dicas para sua colocação

Além de ficar por dentro dos cargos ideais para entrar no mercado, não deixe de conversar com colegas que trabalham na área e aproveite também oportunidades temporárias para adquirir experiência. Em nosso blog você também encontra outros artigos que podem ajudar neste início de carreira como nossas dicas de LinkedIn para arrumar emprego e como não errar na hora da entrevista.

Para receber mais dicas siga nossas páginas no Instagram e no LinkedIn

Confira outras artigos no blog da Pyou