Conforme o fim de ano se aproxima, surgem as famosas listas. Em recursos humanos, não há dúvidas de que 2021 foi um ponto de transição que vai deixar muitas marcas daqui em diante. 

Neste artigo, separamos algumas novidades, tendências e desafios que transformaram a vida dos profissionais de RH e que vão influenciar o próximo ciclo. Confira 5 aprendizados essenciais para começar bem o ano de 2022. 

Modelos de trabalho

Se em 2020, o grande impacto nas organizações foi o trabalho totalmente remoto, em 2021 outro desafio se apresentou: o modelo híbrido. A partir de agora, as empresas precisarão encontrar soluções que consigam extrair o melhor de cada formato e atender as necessidades de profissionais com diferentes visões: é verdade que boa parte das pessoas não quer abrir mão do home office, mas há também o entendimento de que para determinados projetos e tarefas o contato pessoal é necessário. Em 2022, será a hora de encontrar o ponto de equilíbrio.

Tecnologia

Há algum tempo a tecnologia se tornou uma espécie de seleção natural das empresas. Quem não se preparou para a digitalização, ficou pelo meio do caminho. Sim, a tecnologia deixou de ser uma área suporte para ser estratégica em qualquer negócio. O dilema agora é como as empresas farão para suprir a necessidade de profissionais nesta área. Afinal, o crescimento da demanda não acompanha a oferta de desenvolvedores e especialistas. Além disso, o fim definitivo das barreiras geográficas com trabalho remoto vai ajudar mais a atração e dificultar a retenção desses talentos. 

Marca empregadora

Por falar em atração e retenção, investir em marketing e RH para a construção de uma  marca empregadora forte será mais um divisor de águas em 2022. Cada vez mais os líderes precisarão ser treinados e preparados para amplificar as mensagens-chave das empresas nas redes sociais para atrair profissionais qualificados e o papel da área de recursos humanos será ainda mais estratégico e decisivo junto aos times de comunicação. 

Novos benefícios

O salário segue como o principal atrativo para muita gente, mas já não garante a permanência dos melhores profissionais. Além disso, o home office deixou de ser um benefício depois que o trabalho remoto eliminou os limites geográficos. Agora, as organizações vão precisar trabalhar em cima de muitos dados para entender o que pode ser mais atrativo para o perfil de profissionais que deseja conquistar. Não será fácil, mas temos uma dica: a preocupação com a saúde e o equilíbrio entre vida e trabalho são temas que mobilizam profissionais em todo o mundo.

Múltiplas funções

Com a consolidação dos modelos ágeis, cada vez mais as lideranças precisam entender de diferentes assuntos para fazer uma boa gestão de equipes. No caso dos profissionais de recursos humanos, outras competências também farão a diferença nas empresas. Cada vez mais, o RH precisa estar alinhado com a comunicação, o planejamento, pesquisas e capacitação de profissionais. 

Para receber mais dicas siga nossas páginas no Instagram e no LinkedIn

Confira outras artigos no blog da Pyou

 

Related Posts

1 Response
  1. Maravilha, Me ajudou muito seu conteudo, apenas para complementar, tem um programa chamado: Software PCG, esse Software é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode anunciar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue gerar trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer anuncios e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Sucesso pra todos

Leave a Reply