5 Habilidades que todo líder deve ter para se adaptar às transformações

Habilidades para o líder do futuro

O mundo do trabalho se transforma cada vez mais rápido. Com uma pandemia de Covid-19, muda que se desenhavam para um futuro próximo se transformado ou presente. O que era tendência virou realidade e, como é necessário reinventá-la em tempo recorde, algumas prioridades podem ficar em segundo plano e atrapalhar ou crescimento de longo prazo das associações. 

De acordo com a pesquisa Transformação na Gestão de Pessoas , realizada pela KPMG, 74% das empresas tiveram ao menos uma iniciativa de digitalização e modernização na área de Recursos Humanos entre abril de 2020 e maio de 2021. Embora a tecnologia cumpra um papel decisivo para estabelecer uma nova dinâmica de trabalho, alcançar ou melhor desempenho também depende de líderes capazes de tomar boas decisões em ambientes cada vez mais complexa e em constantes transformações.

Realizar periódicas dos líderes para entender os pontos fortes e aqueles que ainda precisam ser melhorados é uma das formas para compreender quais necessidades precisam de treinare e capacitação. Mas some delas já podem ser consideradas obrigatórias para quem se preocupa com gestão de alto desempenho. Então, separamos cinco que ganharam ainda mais importância com as mudanças dos últimos tempos e serão essenciais para acompanhar as próximas transformações . Confirme:

Visão e Missão na prática

Quando um líder consegue se mobilizar para um mesmo propósito, é quase certo que os resultados vão superar as expectativas. Mas para encontrar as melhores oportunidades, inovar e realização o máximo de engajamento dos colaboradores com o propósito da empresa, é essencial que uma missão e a visão não apenas apenas na descrição da página institucional, um dos também sedimentadas com clareza na cabeíder de cada. Só assim eles serão qualificados de identificar as melhores soluções alinhadas aos objetivos da empresa e transmitir para todos da equipe de maneira muito mais assertiva. 

Mobilização das equipes

Em um contexto de alta prioridade, fazer com que os colaboradores se tornem empreendedores na própria organização, com capacidade para identificar oportunidades e agir com rapidez, è um diferencial e muito mais. Mas, para isso acontecer, é o saber fundamental como motivar as pessoas. Apoiar, reconhecer, estabelecer regras e responsabilidades com clareza e oferecer feedbacks regularmente são ações que auxiliam na compreensão do papel profissional de cada um e no alinhamento dos valores que a organização busca. Quando todos acreditam e enxergam ou caminho, os resultados tendem a superar as expectativas. 

Milho Comunicar e Melhor

Com a consolidação do trabalho híbrido, saber como transmitir com clareza uma mensagem para as equipes pode mudar o rumo de um projeto. Mas a verdade é que praticamente como atribuições de um gestor dependente de uma boa comunicação para serem efetivas, seja na hora de delegar uma tarefa, seja para negociar temas mais complexos. Além de escrever com clareza, atualmente passa uma mensagem por meio de um áudio ou de uma videoconferência pode transformar um ambiente para o bem ou para o mal. Por isso, saber se expressar é a melhor forma para que as equipes entendam e se engajem nos desafios propostos. 

Atualize-se!

Saber quais habilidades precisam ser desenvolvidas e, principalmente, quais são as fortalezas que fazem um líder autêntico dentro de uma organização cumprem um papel decisivo das equipes para os desafios da transformação. Inclusive, estar em atualização constante também pode ser a chave para ocupar novos espaços que venham a surgir e que se torne essencial para o crescimento das empresas. 

Capacidade de medir resultados

Não adianta buscar ou melhor desempenho se você não puder mostrar evolução por meio de indicadores. Todos temos a tendência de valorizar aquilo que é mais fácil de medir, mas quem realizar encontrar formas mais eficientes para comparar e entender como um projeto podium ser mais lucrativo ou uma estratégia pod se tornar mais bem definida, estar sempre um passo à frente na corrida pela transformação.