10 áreas que abrirão muitas vagas nos próximos anos

De tantas transformações que a pandemia de coronavírus provocou no mercado de trabalho, às vezes fica difícil imaginar o que ainda está por vir. Mas há algumas mudanças que já estão em curso, muitas delas aceleradas pela crise sanitária mundial. Assim, é possível traçar um panorama para algumas áreas profissionais que se mostraram ainda mais necessárias e que abrem espaço para diferentes profissionais.  

Não há dúvidas de que as áreas da saúde e tecnologia terão um peso ainda maior. Além disso, alguns segmentos da economia que já vinham com uma tendência de crescimento, aumentarão a busca por profissionais especializados. Atividades ligadas ao meio ambiente, segurança da informação e à transição energética, por exemplo, tendem a abrir mais vagas ao longo dos anos.

Confira uma lista com 10 áreas em que a demanda por bons profissionais aumentará no início desta nova década:

  • Enfermagem: cuidar das pessoas é tarefa das mais essenciais que existem. Em um mundo vivendo sob uma pandemia, isso ficou ainda mais evidente. Além disso, essa é uma atividade que deve crescer ainda mais com o envelhecimento da população mundial e dificilmente será substituída por inteligência artificial ou robótica.  
  • Energia solar e eólica: Em muitos países a transição energética para fontes limpas e renováveis caminha a passos largos. Por isso, técnicos, engenheiros e especialistas em sistemas fotovoltaicos e energia eólica terão muito mais opções daqui em diante.  
  • Estatísticos e especialistas em análise de dados: uma das maiores riquezas da era digital não é o ouro nem o petróleo, mas os dados. Então, quem souber transformar dados em informação conquistará mais espaço nos próximos anos.
  • Desenvolvedores de software e games: Há algum tempo o desenvolvedor de softwares é um profissional do futuro. Afinal, os programas tomaram conta da nossa vida e não há previsão de que isso diminua. Quanto aos games, este foi um dos poucos mercados com crescimento sustentado durante a pandemia. No Brasil, o setor viu um aumento de 140% durante o isolamento.  
  • Marketing digital:  todos os negócios estão nas plataformas digitais e o marketing ganhou novas especialidades não só com a variedade de formatos e ferramentas, mas também com a importância de entender e criar a partir de muitos dados à disposição.  
  • Recursos Humanos: A área foi chacoalhada pela pandemia. A virada para recrutadores, gerentes de RH e especialistas em aquisição de talentos não se limita apenas a lidar com entrevistas por videoconferências, mas também em se tornar praticamente um novo profissional de tecnologia. 
  • Segurança digital e infraestrutura: Se o digital está em todo lugar, alguém precisa pensar em como proteger tantos sistemas e informações preciosas. O profissional dessa área também deve conhecer sobre legislação e novas ferramentas que surgem a todo momento
  • Tecnologia – serviços financeiros: Um dos mercados que mais se expandiu nos últimos anos. O profissional que vende produtos direcionados para esta área precisa entender tão bem o mercado quanto as demandas da sua carteira de clientes. 
  • Medical Devices: a necessidade de equipamentos médicos para tratamento da Covid-19 fez este mercado crescer muito. Com mais investimento em novas tecnologias de saúde, o setor não deve arrefecer tão cedo. 
  • Business controller: é o que se pode chamar de uma profissão nova. É um cargo para um profissional de finanças criativo, capaz de encontrar oportunidades em diferentes áreas da empresa. 

Para receber mais dicas siga nossas páginas no Instagram e no LinkedIn